top of page

Reprodução dos Bettas.

  • raquelimarques10
  • 27 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

O acasalamento dos peixes bettas pode ser feito em cativeiro, mas isso exige um cuidado especial, principalmente na hora do desenvolvimento dos filhotes.

Para começar é necessário montar um aquário ideal para o acasalamento. Com bastante espaço, tampa, luz, sem cascalhos (para os ovos não ficarem presos), e é importante que a água se mantenha numa temperatura de 27 graus Celsius. Precisa adicionar algumas plantas aquáticas verdadeiras, irão proporcionar proteção para a fêmea, suporte ao ninho de bolhas que o macho irá construir e facilitarão a alimentação dos alevins.

Com o aquário de reprodução pronto, o macho deve ser introduzido primeiro e ficar por um tempo para se acostumar com o ambiente. Mas antes de colocar a fêmea, ela deve ficar do lado do macho só que em aquários diferentes. Os Bettas são agressivos, e precisam se acostumar um com o outro antes de dar início ao processo.

Depois de alguns dias com o macho já acostumado no aquário de reprodução, a fêmea deve ser introduzida num recipiente transparente (como por exemplo um tubo transparente) e de fácil remoção, que a irá proteger das investidas do macho. Eles devem mostrar algum interesse um pelo outro, e o macho deve começar a fazer o ninho de bolhas. Se tal não acontecer, pode ser um indicador de que o macho não esta pronto para a reprodução, ou que não está interessado na fêmea em causa. Não deve prosseguir com a tentativa de reproduzir este casal.

Após o macho construir o ninho de bolhas, solta-se a fêmea observando o comportamento deles. O macho vai tentar persuadi-la para baixo do ninho. Se o macho for muito agressivo, dando mordidas e arrancando nadadeiras, deve-se prender a fêmea por mais algum tempo e tentar novamente mais tarde.

Os Bettas começaram a nadar em círculos, até fêmea ir para baixo do ninho em direção ao macho. Nessa hora, o macho dará o "abraço nupcial", que consiste no acasalamento dos peixes beta, quando o macho pressiona a fêmea, expulsando seus óvulos e, ao mesmo tempo, fertilizando-os com seus espermatozóides. Os óvulos expelidos pela fêmea são fecundados na água e se desenvolvem fora da barriga da mãe (são ovíparos).Após cada abraço, a fêmea fica imóvel e flutua.Quando os abraços terminam, deve-se retirar com cuidado a fêmea para não destruir o ninho de bolhas, que vai ser guardado pelo macho e será este que tomará conta dos alevins quando nascerem.Os alevins irão eclodir passados dois ou três dias. Muito pequenos (cerca de dois milímetros), sempre sob a vigilância do macho e que irá recolocá-los no ninho sempre que se afastem ou vão ao fundo.

Links Usados:

http://www.peixebetta.net/como-reproduzir-peixe-betta-passo-a-passo.php

https://www.mundodosanimais.pt/peixes/reproducao-bettas/

https://freterbettas.files.wordpress.com/2010/02/betta_zelando_ninho.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-W3QGWMh11ww/T4-Wn_QLV5I/AAAAAAAAAP4/JPnIgh9zBbQ/s640/Bettaspaicuidandodosfilhotes.jpg


 
 
 

Comments


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:
bottom of page