Ficha do peixe
- raquelimarques10
- 9 de mar. de 2016
- 1 min de leitura
Nome popular: Betta
Nome científico: Betta splendens
Origem: Sudeste da Ásia (Indonésia)
Classificação científica: Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Actinopterygii Ordem: Perciformes Família: Osphronemidae Gênero: Betta Espécie: B. splendens
Curiosidades: Recebeu esse nome pois começou a surgir nas águas próximas á tribo de guerreiros e territorialistas, Ikan Bettah. Os peixes Betta vivem em um habitat de regiões alagadiças, com águas e pobres em oxigênio, como brejos, pântanos e campos de plantação de arroz, fazendo assim, com que esses peixes se adaptem a condições que seriam indesejáveis para outras espécies.
São peixes territorialistas e muito violentos quando colocados com outros machos da mesma espécie, sendo até criados como peixes briga na China durante o século 18 e 19.
Existem 65 espécies classificadas como peixes "Betta", sendo o mais comum o Betta splendens.
Características corporais: Possuem barbatanas dorsais, cauda redonda e anais compridas e vermelhas. Possuem órgãos chamados de labirintos que usam para respirar o ar atmosférico. Assim, podem viver em águas com pouca quantidade de oxigênio.
Peso: Aproximadamente 20 gramas (adulto) Comprimento: chegam a medir aproximadamente 10 cm. A fêmea é menor do que o macho.
Reprodução: a fêmea põe de 3 a 6 ovos. O macho possui um ritual de acasalamento em que ele solta na água, para atrair a fêmea, uma grande quantidade de bolhas e é ele que proteje os ovos até o nascimento dos alevinos (filhotes de peixe).
コメント